terça-feira, 6 de novembro de 2012

Jaú


        
Dois dos lugares ótimos para pescar Jaú é o Rio Teles Pires e Cáceres no Rio Paraguai, onde fisgaram o recorde de jaú que tinha 180 kg. 

Equipamento:

O equipamento para jaú no mínimo 0.80 mm e no máximo 1.00, carretilha ou molinete com pelo menos 150 m  de linha, vara ação extra pesada, anzol 7/0 a 10/0 encastoado, chumbadas variando entre 100g a 300g se quiser use um líder flurocarbono de 0.47 mm a 0.70 mm, pois ele gosta de ficar nas pedras.


ISCAS PARA PESCAR JAÚ


As iscas mais eficientes são a tuvira, Muçum ou piramboia  cascudos, traíra, piaus, piabas e minhocuçu, devendo ser iscados vivos e inteiros. Pode-se optar também por coração de boi, fígado de boi ou tripa de galinha.                                         
  
Características:         
   
 É um dos maiores do Brasil. Peixe de couro, piscívoro, chega a pesar 120 kg e medir 1,60 m. É, sem dúvida, um sinônimo de força. O peso pesado de nossos rios, tem a coloração parda com manchas escuras no dorso e abdômen branco.

Os juvenis são conhecidos como jaús-poca e apresentam coloração amarelada, com manchas em tom violeta. Sua cabeça é achatada e grande, aproximadamente 1/3 do total. O corpo é grosso e curto, com esporões nas pontas das nadadeiras.  

Por ser carnívoro e ter hábitos noturnos, é mais facilmente capturado no final da tarde até o amanhecer, sendo percebido devido aos rebojos que forma na superfície. 
Costuma ser encontrado no canal do rio, principalmente em poços fundos e grandes na época das cheias. Quando o rio está mais baixo, o jaú costuma acompanhar os cardumes que migram rio acima. 
Apesar de seu grande porte, seu ataque é rápido e certeiro. 

Onde encontramos:

Os jaús costumam ser encontrados em, poços fundos - como o final de corredeiras - nas regiões Norte, Centro-Oeste, e em alguns locais dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Apesar de escassos e de pequeno porte, em alguns pontos, como no Pantanal, ainda há ótimos locais onde podem ultrapassar 50 kg, como na região entre o Pará e Mato Grosso.



BOA PESCA!!

Um comentário:

  1. Bom dia Fabrício Filho, primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu blog!!!
    Preciso de uma dica, de um pescador experiente como você... qual o melhor pesqueiro para pesca esportiva na minha região? Eu moro em Cuiabá - MT.

    Abraço

    ResponderExcluir